JK, Ellen White e Pessoas de Visão

Quando participei do último encontro nacional da FE 2024, Federação dos Empreendedores Adventistas em Brasília, fiquei impressionado com a forma como os empreendedores financiam e ajudam pessoalmente na viabilização de projetos que abençoam milhares de pessoas por todo o Brasil. Em um dos intervalos do programa, percorri a cidade para conhecer melhor a capital do meu país e me deparei com a impactante história da construção de Brasília.

Os muitos trabalhadores que construíram a capital do Brasil, conhecidos como candangos, realizaram algo inacreditável e, até então, inédito para essas terras: transformaram aquele pedaço “desértico” do cerrado brasileiro em uma capital pujante e admirada no centro do país. Brasília também serviria como ponto de partida para as rodovias confluentes que ligariam todo o Brasil. E eles realizaram isso em incríveis 3 anos e 11 meses. Embora existam alguns elementos divergentes que envolvem as motivações para a construção e as condições de trabalho, o feito não pode ser desconsiderado.

Nomes famosos como Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e Roberto Sayão são sempre lembrados, mas Juscelino Kubitschek certamente é a figura mais emblemática por liderar esse passo que entraria para a história. O que destaco no feito de JK foi a concretização de uma previsão que José Bonifácio, então patrono do Brasil, fez em 1823: ele vislumbrou mudar a capital para Goiânia e sugeriu inclusive o nome Brasília para a nova cidade. Levou 137 anos até que Kubitschek pusesse em prática o que havia sido apenas um sonho.

Isso me fez pensar em duas outras visões que aguardam seu cumprimento. Em Mateus 24:14, Jesus profetizou que o Evangelho do Reino seria pregado a todo o mundo, e Ellen White vislumbrou que “quando as cidades forem trabalhadas como Deus deseja, o resultado será […] um poderoso movimento como nunca foi testemunhado” (Evangelismo, p. 43). As palavras de Jesus ecoam há pelo menos 2.000 anos, e as de Ellen White há exatos 140 anos. Se JK levou 137 anos para implementar o prognóstico de Bonifácio, quanto tempo ainda levará para que as cidades de todo o mundo sejam circundadas com a mensagem do Evangelho eterno e esse poderoso movimento nunca antes visto seja finalmente conhecido?

Oro a Deus para que o mesmo espírito pioneiro que os bandeirantes possuíam seja inspiração para que os empreendedores do século 21 desbravem novos caminhos, criem novas possibilidades, inventem novos métodos e usem seus dons e expertise para levar essa mensagem a todo o planeta. A Brasília construída do zero no passado precisa ser alcançada hoje, assim como tantas outras aglomerações de pessoas que necessitam conhecer e viver Jesus.

Como os empresários podem ajudar a cumprir essa missão? Empreendedores têm um papel crucial na realização desta visão. Eles podem usar seus negócios como plataformas de influência, criando espaços onde princípios cristãos são vividos e ensinados. Além disso, podem investir em projetos de desenvolvimento comunitário, apoiar financeiramente iniciativas missionárias e servir como exemplos de integridade e serviço em suas comunidades. Ao fazerem isso, os empresários não apenas promovem o bem-estar econômico, mas também ajudam a construir o “poderoso movimento” que Ellen White previu, levando a mensagem do Evangelho a novos territórios e corações.

Cadastre sua empresa
no Missão S.A.